Feira de Matemática

Feira de Matemática
Alunos representantes

A Escola Léia Matilde Gerber marcando presença!!! rsrsrs

sábado, 12 de julho de 2008

Projeto: ÁGUA: O MAIOR BEM DA TERRA

Este projeto foi realizado na Escola de Educação Básica Léia Matilde Gerber, com o objetivo geral de desenvolver a consciência da preservação da natureza e do meio ambiente, através dos estudos da preservação da água existente em nossa comunidade e da prática dos valores humanos.
O tema foi trabalhado com os alunos de 5ª a 8ª série com a intenção de:
*Levar o aluno a conhecer o ciclo da água;
*Educar para a mudança de hábitos e atitudes;
*Conscientizar o aluno quanto às fontes de poluição;
* Educar para a importância da água como direito de todos;
*Trabalhar com os alunos na comunidade formas de combater o desperdício de água. *Desenvolver a consciência da preservação do meio, sua conservação e
proteção;
*Desenvolver técnicas e projetos de formação de valores e bom relacionamento com o meio ambiente e com as pessoas que nele vivem.
O Projeto ÁGUA: O MAIOR BEM DA TERRA irá conscientizar e formar cidadãos, a partir da escola, para o uso e a conservação dos recursos hídricos. Trabalha o conteúdo de forma a introduzir conceitos, mudar procedimentos e comportamentos. Professores e alunos educam suas famílias e a comunidade para o uso e a conservação dos recursos hídricos em tempo real. Propiciam ações de educação ambiental na comunidade e para o controle, em relação ao uso da água potável e do saneamento básico.
Formar uma população escolar consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais, e para impedir que eles se repitam.



Dicas para evitar o desperdício de água e exigir a preservação dos recursos hídricos:
Pequenas economias somadas dão grandes resultados.
No banheiro:
É o lugar onde mais se consome água em uma residência. Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos. Não tome banhos demorados. Tente limitar em 6 minutos. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Só ligue o chuveiro depois de tirar toda a roupa. Uma válvula de privada gasta muita água em um único aperto. Não acione à toa e aperte somente o tempo necessário. Mantenha a válvula regulada. Não jogue lixo no vaso sanitário (fio dental, cabelos...). Evite entupimento. Na hora da compra, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas. Adquira modelos de baixo consumo de água.
Em banheiros públicos use a água de torneira também com moderação. Vários centros comerciais já instalaram sensores ou torneiras que fecham automaticamente a fim de evitar o desperdício deste importante recurso natural.



Na lavanderia:
Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez.
Se for lavar a roupa na mão, feche o tanque, coloque as roupas de molho em água e sabão e só use água corrente para enxaguar.
Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
Não use sabão em excesso para evitar maior número de enxágues.Só use a máquina de lavar com a carga máxima de roupas. Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal. Instale aerador (peneirinha) nas torneiras da casa para reduzir a vazão. Não exagere no uso de produtos de limpeza, como a água sanitária que contém cloro. Use com moderação, de acordo com as recomendações dos fabricantes.
Na cozinha:
Antes de lavar a louça, limpe pratos e panelas e deixe-os de molho.
Feche a torneira enquanto ensaboa a louça.
Se usar máquina de lavar louça, só ligue quando estiver cheia. Deixe as verduras em água com um pouco de vinagre por alguns minutos antes de lavar.
Utilize sabão ou detergente biodegradável, que não poluem os rios porque se
decompõe mais facilmente.
Ao comprar máquina de lavar roupas ou lavar pratos, verifique no manual o consumo de água do produto.
Não jogue óleo de frituras ou restos de comida em pias ou na privada pois pode causar entupimentos e dificulta o tratamento do esgoto. A Sabesp orienta para colocar o óleo em um recipiente bem fechado para não vazar (garrafa) e depositar no lixo comum (orgânico). Outros especialistas afirmam que o ideal é procurar um posto de coleta próximo.
Encontre receita de sabão de óleo de cozinha. Segundo a ONG Ação Triângulo que recolhe óleo vegetal em casas e empresas, um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água - o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos. Isso acontece porque o óleo impede a troca de oxigênio e matam todos os seres vivos como plantas, peixes e microorganismos.
O óleo também impermeabiliza o solo contribuindo para as enchentes. Você sabia que muitos sabonetes e sabões de roupa (em barra) são feitos de sebo de boi?
No jardim, no quintal, na calçada:
Ao lavar o carro use o balde com pano em vez de mangueira. Procure lavar menos o carro, principalmente na época de falta de chuvas.
Não regue as plantas em excesso ou com mangueira. Use um balde ou um regador. Não regue nas horas mais quentes do dia ou quando estiver ventando muito para evitar a perda de água pela rápida evaporação. Molhe a base das plantas e não as folhas.
Não use mangueira para limpar a calçada e sim uma vassoura. Quando necessário, use um balde no final da limpeza.
Procure aproveitar a água das chuvas. Capte-a na saída das calhas. Use para regar o jardim ou limpar a casa e também lavar carros e calçadas.
Em vez de cimentar todo o quintal, deixe um espaço para jardim e ajude a água
da chuva a infiltrar-se na terra.
Mantenha a caixa d`água limpa. Ela deve ser lavada pelo menos a cada 6 meses.
Verifique os vazamentos:
Torneira pingando desperdiça muita água. Sempre que necessário troque o "courinho".
Verifique o vaso sanitário jogando cinzas no fundo da privada. Se houver movimentação é porque há vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Para detectar vazamentos como canos furados, mantenha os registros abertos e feche todas as torneiras e saídas de água do imóvel, não use o sanitário e observe se o relógio de água (hidrômetro) se altera depois de uma hora sem uso de água.
Observe se não há manchas de umidade nas paredes.
Conserte os vazamentos de imediato, assim que forem notados.




Quanto desperdiça:
Escovar dentes com torneira aberta = 80 litros
Lavar louça com torneira aberta = 100 litros
Lavar carro com mangueira em meia hora = 560 litros
Lavar calçada com mangueira = 280 litros
Banhos longos = 95 a 180 litros
Feche bem as torneiras para que não pinguem.
Outras dicas para preservar a água:
Não jogue lixo nos lagos, córregos, rios e mar.
Novos edifícios com hidrômetros individuais por apartamento, estimulam a economia de água e a conta é mais justa, pois cada família só paga o quanto consome. Adote a idéia do reuso da água sempre que possível.

Trabalhos realizados com os alunos:

*Rodas de conversa;
*Trabalho de campo;
*Visitas em áreas da comunidade onde existem córregos e esgotos;
*Músicas e dramatizações;
*Maquetes;
*Releituras de obra de arte;
*Pesquisas e entrevistas;
*Confecção de cartazes, panfletos, etc;
*Relatos de experiências e observações;
*Receitas culinária;
*Campanha de coleta seletiva;

* Finalizando com apresentação do projeto na escola para toda a comunidade e palestra de conscientização e valorização da água.

Obs: O encerramento do projeto será no mês de setembro.

3 comentários:

Janara Kuroki disse...

Liliane...
Seu blog está fantástico, pois encontramos nele muita riqueza de conteúdo e um colorido que faz bem aos olhos.
Parabéns!
Continue...
Abraços

Esoleide disse...

Liliane,

Você me surpreende a cada dia. Parabéns pelo trabalho. É muito bom ter pessoas como você no grupo.
Bjoks

Lola disse...

Nossa,seu blog é bacana,gostei! Acabei de linkar esse post ao post que acabei de fazer sobre o dia mundial da água.Desculpe não ter pedido permissão antes,mas um conteúdo bom e educativo desses deveria ser de leitura obrigatória!

Continue com o trabalho tão bom!

Beijos,Lola